O Efeito Midas da Cimed: Por que o novo Carmed Coca-Cola vai sumir das prateleiras (e o que sua marca aprende com isso)

Vender hidratante labial é fácil: você compete por preço e hidratação. Vender Carmed é outra história: você compete por status e coleção.

A Cimed acaba de oficializar a chegada da linha completa Carmed + Coca-Cola às farmácias de todo o Brasil. Depois do sucesso absurdo com a Fini, a farmacêutica subiu a régua e se uniu à marca de bebidas mais valiosa do mundo.

O preço sugerido é R$ 29,90. Um valor muito acima da média da categoria. E vai vender como água. Por quê? Porque a Cimed parou de vender “manteiga de cacau” e começou a vender Entretenimento.

Nós da Per4mance separamos 3 estratégias de ouro que essa Collab ensina:

1. Transferência de Autoridade (O Poder do Logo)

A Coca-Cola é uma Love Brand global. Ela não se mistura com qualquer um. Ao conseguir licenciar a marca, a Cimed diz ao mercado: “Nós somos gigantes. Nós temos o padrão de qualidade Coca-Cola”.

A Lição

O Co-Branding é a forma mais rápida de ganhar autoridade. Se sua marca é local, associe-se a uma marca que já tem a confiança do público (seja um influenciador, um evento ou outra empresa). A confiança é transferida por osmose.

2. Gamificação do Consumo (Temos que pegar todos!)

O lançamento não é de um produto, é de uma Coleção. São 3 cores: Vermelho, Marrom e Incolor. O cérebro do consumidor (especialmente da Gen Z e Alpha) é treinado para “completar a coleção”. Ninguém compra apenas o Marrom. Eles compram os três para postar a foto completa no TikTok.

A Lição

Não venda unidades, venda conjuntos. Crie variações que incentivem o Ticket Médio mais alto através do gatilho do colecionismo.

3. Marketing Sensorial (O Cheiro da Felicidade)

Assim como no caso da Foroni, a Carmed aposta na Experiência Sensorial. O produto tem o cheiro da Coca-Cola. Isso ativa memórias afetivas de almoços em família, cinema e festas.

A Lição

Em um mundo digital, o sensorial é rei. Se o seu produto tem cheiro, textura ou som, explore isso. É o único diferencial que a tela do celular não consegue copiar (ainda).

Conclusão: De Commodity a Objeto de Desejo

A Cimed pegou uma commodity (hidratante labial) e aplicou uma camada tão grossa de Marketing e Branding que o produto virou um acessório de moda.

Sua empresa está brigando por centavos na guerra de preços ou está construindo uma marca que o cliente paga o triplo para ter?

Na Per4mance, nós transformamos produtos comuns em experiências extraordinárias através de estratégia e posicionamento. Vamos criar a sua próxima coleção de sucesso?

Compartilhar:

AnteriorPróximo

Deixe seu comentário:

Your email address will not be published. Required fields are marked *