Se você ainda acha que Inteligência Artificial é exclusividade das Big Techs do Vale do Silício, temos uma notícia: o seu concorrente do bairro provavelmente já está usando.
Uma pesquisa reveladora da Microsoft mostrou que a IA já faz parte do “arroz com feijão” das empresas brasileiras. O estudo aponta que 74% das micro, pequenas e médias empresas (PMEs) utilizam a tecnologia com frequência na rotina. Entre as empresas nativas digitais, esse número salta para 84%.
O Fim da Era da Curiosidade
A pesquisa (realizada com 300 líderes de negócios) mostra que passamos da fase da “brincadeira” para a fase da produtividade. A IA não está lá para “dominar o mundo”, mas para resolver problemas reais:
– 69% usam para assistentes virtuais e atendimento ao cliente.
– 64% usam softwares para agilizar o trabalho operacional.
– 43% usam para geração de imagens e conteúdo.
Por que elas estão usando? (O ROI da IA)
Nenhum empresário investe em tecnologia se não vir retorno. E os benefícios citados são claros: Ganho de eficiência (72%), melhoria no atendimento (58%) e redução de custos (46%). Como resumiu Andrea Cerqueira, VP da Microsoft Brasil: “Se a gente não usar, podemos perder vantagem competitiva”.
O Desafio do Talento e do Bolso Apesar do otimismo (89% veem impacto positivo), nem tudo são flores. O investimento médio é de 29% do orçamento de TI, mas quase metade das empresas relata dificuldades com custos. Além disso, existe um gargalo humano: 36% sofrem para encontrar talentos que saibam lidar com IA.
A Lição de Casa
A IA precisa entrar no DNA da empresa, não ser apenas um “puxadinho”. Grandes empresas investem em treinamento constante, enquanto nas pequenas isso ainda é pontual. Para sobreviver em 2026, a capacitação da equipe para trabalhar com a IA (e não contra ela) é o melhor investimento que você pode fazer.
Sua empresa faz parte dos 74% que já aceleraram ou dos 26% que ainda estão no modo analógico?
Conta pra gente nos comentários: em qual área do seu negócio a IA seria mais útil hoje?





Deixe seu comentário: