Durante muito tempo, falar de diversidade nas empresas era um assunto restrito ao departamento de RH ou Responsabilidade Social. Mas o Todas Group e a Mediabrands acabam de colocar esse tema onde ele também deve estar: na mesa do Diretor Financeiro (CFO).
O projeto lançou o Equilucro, uma calculadora virtual que faz algo inédito: ela tangibiliza, em Reais, o quanto uma empresa deixa de lucrar por não ter equidade de gênero em cargos de chefia.
Contra dados não há argumentos
A ferramenta não é baseada em “achismos”. A base de cálculo utiliza insights da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que trouxeram um dado revelador: empresas que monitoram e aplicam diversidade de gênero na liderança reportam um crescimento de 5% a 20% nos lucros.
Por que a diversidade dá lucro?
Aqui na Per4mance, analisamos isso sob a ótica de mercado:
1. Inovação
Grupos homogêneos (só homens, por exemplo) tendem a pensar igual. Grupos diversos trazem soluções diferentes para velhos problemas.
2. Representatividade
A mulher decide a compra na maioria dos lares. Se não tem mulher na liderança criando o produto/serviço, a chance de errar o alvo é enorme.
3. Retenção de Talentos
Ambientes diversos são mais saudáveis e retêm os melhores profissionais.
O Fim do “Diversity Washing”
Essa iniciativa é um marco porque mata o discurso vazio. Agora, a equidade tem um número, um KPI. Se a sua empresa visa lucro (e qual não visa?), ignorar a liderança feminina deixou de ser apenas uma questão cultural para ser um erro estratégico de negócio.
E na sua empresa, a liderança é mista ou o “Clube do Bolinha” ainda domina a sala de reuniões? Talvez seja hora de fazer as contas.
Conta pra gente: você acredita que ter visões diferentes na liderança melhora o resultado final do negócio?





Deixe seu comentário: