Heinz “Barbiecue”: Quando a piada da internet vira produto na prateleira

Sabe quando dizem que “o cliente tem sempre razão”? A Heinz levou isso a sério e provou que, hoje em dia, quem manda no desenvolvimento de produtos é o feed das redes sociais.

Para celebrar os 65 anos da boneca mais famosa do mundo (e surfar na onda infinita do Barbiecore), a marca lançou oficialmente o molho Heinz Barbiecue.

Do Feed para a Mesa (Social Listening)

O mais genial desse lançamento é a origem. Em 2023, no auge do filme da Barbie, a Heinz postou uma imagem fictícia de um molho rosa (junto com um tal de “Kenchup”). A reação foi tão explosiva e os fãs pediram tanto, que a marca decidiu tirar o projeto do Photoshop e colocar na fábrica. Isso é Social Listening na veia: monitorar o desejo da comunidade e ter agilidade para entregar o que eles querem.

O Produto: Maionese Vegana + BBQ

O molho é uma mistura de maionese vegana com churrasco (Barbecue), e a cor rosa vibrante vem do extrato de beterraba. Ou seja, além do hype, existe uma preocupação com ingredientes reais para manter a cor icônica da personagem.

Estratégia de Escassez

Para o lançamento (que rolou no Reino Unido e Espanha), a Heinz usou o gatilho da escassez: apenas 5.000 garrafas foram liberadas no site inicialmente, criando uma corrida pelo produto. Depois, ele segue para varejistas selecionados como a Tesco.

Ainda não tem previsão de chegada ao Brasil, mas fica a lição: se a sua marca faz uma “brincadeira” no 1º de abril ou um post engraçadinho e o público ama, talvez ali esteja o seu próximo best-seller.

E aí, você encararia esse molho rosa no seu hambúrguer ou acha que o limite do Barbiecore já foi ultrapassado? Conta pra gente!

Compartilhar:

AnteriorPróximo

Deixe seu comentário:

Your email address will not be published. Required fields are marked *