Quanto os clubes de futebol brasileiros faturam com marketing?
As receitas de marketing no futebol brasileiro, que englobam patrocínios e outras iniciativas como licenciamento e vendas de produtos, cresceram 22% em 2023, totalizando R$ 1,4 bilhão, entre os 20 times que mais faturam no país.
Em cinco anos, a alta real foi de 55%, já descontados os valores da inflação, conforme levanvatamento da Sports Value, consultoria especializada no setor.
Os dados são extraídos das demonstrações contábeis públicas. Direitos de TV, transferência de jogadores e receitas de marketing representaram mais de 70% do total gerado pelos clubes no ano passado (que foi R$ 8,9 bilhões).
Há um enorme espaço para novas receitas junto aos patrocinadores e torcedores, muito além do formato praticado atualmente. A disrupção de marketing pode alterar muito a diversificação das fontes de receitas do mercado.
Os patrocínios ainda representaram cerca de 73% das receitas de marketing dos clubes, que disponibilizam aberturas nos números. Mas alguns times vêm conseguindo ampliar os ganhos com novas oportunidades comerciais, como licenciamento de marca e vendas de produtos.
No ranking geral, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Grêmio e Athletico-PR aparecem nas primeiras colocações de receita total em marketing em 2023, com R$ 242 milhões, R$ 159 milhões, R$ 117 milhões, R$ 95 milhões e R$ 78 milhões, respectivamente.
O Grêmio, por exemplo, aumentou o faturamento na área com a volta para a Série A, a contratação do uruguaio Luiz Suárez e licenciamento da marca, que representou 7% da receita total do clube em 2023.
Já o Athletico-PR segue evoluindo com receitas diversificadas. O serviço de OTT (serviço de mídia que faz distribuição de conteúdos pela internet) movimentou R$ 29 milhões em 2023, 6% da receita do clube.
Brasil x Ligas Mundo
Em termos comercias, clubes brasileiros, embora estejam em um dos maiores mercado publicitários do planeta, seguem muito aquém do seu potencial, segundo o relatório. Em 2023, as receitas de marketing (patrocínio e licenciamento) somaram cerca de 285 milhões de dólares. Já a Premier League alcançou 2,1 bilhões de dólares. A Bundesliga e LaLiga, por sua vez, 1,3 bilhão de dólares e 930 milhões de dólares.
Uma nova dimensão dos patrocínios
O relatório da Sports Value indica que o mercado brasileiro precisa qualificar seu marketing esportivo. As análises mostram que para obter ROI (retorno sobre investimento) com patrocínios não adianta apenas expor marcas em placas, uniformes e backdrops.
Além disso, o modelo brasileiro de poluição visual excessiva e baixo impacto por falta de ativações inteligentes reduzem o potencial do mercado de marketing esportivo no Brasil, diz o documento, que ainda destaca a ultra dependência por bets, ou casas de apostas esportivas, as quais têm ocupado diversos espaços do futebol. Análise do Ibope Repucom monstra o grau de poluição visual das propriedades dos times brasileiros. Entre os setores que mais aparecem no esporte, estão financeiro, em primeiro lugar, seguido de serviços de saúde e apostas esportivas. A diversificação das receitas de marketing é o caminho para o futebol no Brasil. Focar em visibilidade e não pensar estrategicamente o ambiente digital limita o retorno dos patrocinadores, receitas dos clubes e encantamento dos torcedores.
7 dicas para o sucesso do marketing esportivo
1. Ter propósito e storytelling potente
2. Patrocínios data driven e ativações inteligentes
3. Digital é o que gera retorno
4. ROI está muito além da transmissão
5. Marketing de conteúdo gera ROI
6. Inovação tecnológica maximiza retorno
7. ROI efetivo, fundamentado em dados
Conta pra gente aqui nos comentários se você já sabia os valores que os clube brasileiros faturam com marketing?
Fonte: Exame
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