Brainstorming: onde começa TODA campanha de marketing!
O que é brainstorming?
O brainstorming é uma técnica muito popular para elaborar ideias de resolução de problemas, ou até mesmo para inventar coisas novas. No contexto de empresas de marketing e relações públicas, este processo de “tempestade de ideias” pode ser útil dentro e fora da empresa. Para entender melhor o que é e como fazer uma campanha de brainstorming, basta continuar lendo este conteúdo!
Tudo começou com Alex Osborn
Espontaneidade, compartilhamento de ideias e construção colaborativa, são os três princípios da tempestade de ideias. A finalidade da prática é abordar qualquer ideia que venha à mente e que possa, de algum modo, contribuir para a solução de um problema. A partir da visualização de todas as alternativas, torna-se mais fácil desenvolver planos de ação muito mais criativos e potencialmente eficazes para abordar qualquer situação. Na verdade, entender como realizar um brainstorming pode ser útil para uma série de tipos de negócios, incluindo EADs. A mais famosa técnica de impulsionar a criatividade entre grupos de pessoas para o surgimento de novas ideias – que agora se chama brainstorming – tem Alex Osborn por trás. Publicitário e empresário norte-americano, Alex Osborn, ele é o autor da técnica. Foi lançada em 1940 para usar com seus clientes atuais e em potencial. Anos mais tarde, em 48, ele publicou a técnica em seu livro chamado Creative Power.
Onde pode usar o brainstorming?
Como dito antes, é possível aplicar o brainstorming em qualquer segmento de atuação, aqui estão alguns exemplos: Desenvolvimento de artigos; Reestruturação da logística; Otimização de ideias ou aplicação de novas; Crescimento da empresa. Você pode usar o brainstorming para identificar quais são as melhores palavras-chave, melhorar o desempenho de certos negócios da empresa ou em outros tipos de situações em que você acredita que seja necessário. Há apenas um único ponto que deve ser lembrado ao usar o brainstorming: o problema deve ser identificado antes de prosseguir para a próxima etapa. Logo, uma enxurrada de ideias para resolver o problema pode começar a fluir. A partir da visualização de todas as alternativas, torna-se mais fácil desenvolver planos de ação muito mais criativos e potencialmente eficazes para abordar qualquer situação. Na verdade, entender como realizar um brainstorming pode ser útil para uma série de tipos de negócios, incluindo EADs. A mais famosa técnica de impulsionar a criatividade entre grupos de pessoas para o surgimento de novas ideias – que agora se chama brainstorming – tem Alex Osborn por trás. Publicitário e empresário norte-americano, Alex Osborn, ele é o autor da técnica. Foi lançada em 1940 para usar com seus clientes atuais e em potencial. Anos mais tarde, em 48, ele publicou a técnica em seu livro chamado Creative Power.
Quais são os tipos de brainstorming?
Nós sabemos que as construções coletivas tendem a agregar mais valor. Porém, se você for um tutor EAD, por exemplo, à procura de ideias de conteúdo criativo, você pode fazer uma sessão de brainstorming sozinho. É vital compreender como conduzir uma sessão de brainstorming individual. Tudo o que você precisa é de um local para armazenar suas ideias (um computador, papel, post-its ou até mesmo um bloco de notas de seu celular pode ser suficiente). O brainstorming individual é ideal para resolver problemas e perguntas de rotina.
O brainstorming em grupo
Construções de ideias coletivas, como fazer um brainstorming em grupo, na maioria das vezes geram resultados bem interessantes. Pois, o ambiente com outras pessoas incentiva a reunião de uma ampla variedade de ideias e pensamentos, que pode levar a combinações inesperadas e inventivas. Por essa razão, o brainstorming colaborativo é o método mais usado. Ele se baseia em uma reunião de pessoas chave para o processo e permite que todos possam contribuir com insights e boas ideias. Se você estiver iniciando uma empresa de cursos on-line, por exemplo, organizar uma sessão de brainstorming em grupo com tutores, administradores, contadores e até alguns alunos pode ajudá-lo a construir um negócio mais bem-sucedido.
O brainstorming ordenado
Existem duas maneiras de expressar ideias no processo de brainstorming, independentemente de como ele está estruturado. O primeiro é referido como “ordenado”. Ela é útil em grupos, já que força a criação de uma ordem de apresentação. No entanto, há aqueles que sabem como conduzir uma sessão eficaz de brainstorming como um processo bem organizado, mesmo quando é individual. Nesse caso, as etapas são apresentadas passo a passo: primeiro, o problema é identificado e resolvido. Depois disso, é preciso pensar em uma variedade de opções para resolvê-lo. Em seguida, as ideias são combinadas à procura de uma solução eficiente para o desafio proposto.
O tipo de brainstorming livre
A abordagem de brainstorming livre é a que chega mais próxima do processo criativo em si. Nele, é a imaginação que comanda. O objetivo, tanto em grupos quanto individual, é contribuir para a solução do desafio, e isso pode acontecer quando as ideias emergem. Esse estilo não é muito usado no mundo corporativo porque pode levar mais tempo e levar ao desvio do objetivo principal.
Erros comuns ao fazer brainstorming
Para dar andamento ao processo criativo da campanha que está empacado, você já sabe que uma rodada para troca de ideias se faz necessária. É hora de saber os erros comuns no brainstorming que devem ser evitados. Não ouvir o que as pessoas envolvidas têm a dizer é um dos mais graves. A reunião deve ser uma troca de ideias e, além disso, o ato de não ouvir inibe o compartilhamento de novos insights. Descartar ideias “malucas” é outro erro comum. O ideal é construir em cima do que foi apresentado – com algum direcionamento aquilo pode ser aproveitado. Portanto, descartar imediatamente é um grande erro que você vai querer evitar.
Como fazer um Brainstorming?
O processo de brainstorming consiste em várias etapas, as mais importantes são: planejamento, execução e análise dos resultados. É crucial que a equipe participe em todas as fases, não só na reunião. Há algumas etapas a seguir, mas elas não são uma regra. Elas são apenas usadas para garantir que o trabalho seja melhor organizado, veja logo abaixo.
1. Definir um tema central
É necessário estabelecer um tema central para a reunião para saber por que deseja fazer o brainstorming. Esteja você procurando uma solução para um problema ou desenvolvendo uma nova estratégia ou campanha de marketing, um tema central o ajudará a se manter organizado nas ideias.
2. Preparação prévia
Depois de decidir sobre um tema, uma boa maneira de economizar tempo é distribuí-lo para a equipe com antecedência para que todos estejam preparados e saibam o que esperar. Não é bom montar uma equipe que não tem ideia sobre qual é o tema da reunião e, como resultado, não é possível gerar ideias sobre o assunto.
3. Promova um ambiente tranquilo e agradável
Quebrar o gelo é uma ótima forma de iniciar uma reunião de brainstorming. Há pessoas na equipe que têm diferentes personalidades, diferentes habilidades e que podem não ter muito contato com os outros. É crucial que o líder da equipe ofereça um ambiente aberto para todos os membros. Caso contrário, muitas pessoas podem se sentir desconfortáveis em fazer parte da tempestade de ideias.
4. Apresente o problema
Os participantes já sabem qual é o tema da reunião; tudo o que eles precisam fazer agora é transmitir o problema que requer uma solução, justificando por que o brainstorming está ocorrendo.
5. Equilibre a discussão
Manter a atmosfera da reunião e garantir que todos tenham uma voz é fundamental para o sucesso do brainstorming.
6. Anote todas as ideias
A melhor coisa a fazer é dar essa tarefa a alguém que seja de confiança, já que o líder deve se preocupar apenas com o andamento da reunião. Peça para essa pessoa anotar os principais pontos das ideias que surgiram durante a sessão de brainstorming. Ao final da reunião, faça um resumo de tudo o que ocorreu e quais foram as melhores ideias sugeridas.
Faça o seu Brainstorming agora mesmo!
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Fonte: Arquivo
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