Inteligência artificial já faz parte da rotina de 7 em cada 10 empresas
Sete em cada dez empresas de micro, pequeno e médio porte (74%) usam inteligência artificial com frequência no dia a dia. É o que mostra uma pesquisa da Microsoft. Entre as companhias nativas digitais, a adesão chega a 84%.
Foram entrevistados 300 fundadores e líderes de negócios de diferentes setores e estados brasileiros em dezembro de 2023. A maioria são mulheres (53%) e integram a faixa etária de 25 a 44 anos (59%).
Os usos de IA mais comuns entre as empresas consultadas foram assistentes virtuais para atendimento ao cliente (69%), softwares para agilizar o trabalho (64%) e geração de imagens e conteúdo (43%). Em geral, as empresas nativas digitais lideram na adesão. A exceção é o uso para pesquisa de informações na internet, predominante entre as não nativas (45%, contra 25%).
Além da aquisição e adoção de tecnologias disponíveis no mercado, considerada uma prioridade por 47% dos líderes, o uso de IA para o desenvolvimento de soluções próprias também se evidencia, citado por 40%. Uma parcela de 16% diz já aplicar IA em todos os departamentos da empresa. Apenas 4% não usam e não têm a intenção de usar a tecnologia.
Entre as empresas que já usam IA, os principais benefícios citados são ganho de eficiência e produtividade (72%), melhoria no atendimento ao cliente (58%) e redução de custos 46%. Em geral, 89% das empresas consultadas se dizem otimistas quanto ao impacto da tecnologia nos seus negócios.
Na avaliação de Andrea Cerqueira, vice-presidente de Vendas Corporativas para Clientes e Startups na Microsoft Brasil, o principal trunfo da IA nos negócios tem sido, de fato, o ganho de produtividade. Além das soluções de inteligência artificial generativa, que têm se popularizado nos últimos anos, ela cita como exemplo o uso da tecnologia na análise de dados e na integração com dispositivos. “O que mais me impressiona é a velocidade de adoção. [Há uma percepção de que] se a gente não usar [IA], podemos perder vantagem competitiva.”
Investimentos em Inteligênica Artificial
A pesquisa, que está em sua quarta edição, evidencia o crescimento no interesse de empresas por essa área. A proporção de negócios que investiu em IA em 2023 foi de 47%, contra 27% em 2022. Em comparação a outras tecnologias, a IA só fica atrás das ferramentas de armazenamento em nuvem, citadas por 56% dos entrevistados.
Os resultados também mostram que a proporção de empresas que investem e se sentem preparadas para adotar IA aumenta conforme o porte. Nas microempresas, 48% a tem como prioridade, contra uma média de 75% entre pequenas e médias. Quando se trata da disponibilidade de infraestrutura, a parcela varia de 50% e 83% entre os três portes.
As companhias que investem ou pretendem investir em IA destinam em média 29% do orçamento de tecnologia a essa finalidade. De modo geral, a maioria financia os investimentos com crédito bancário (47%), recursos próprios (28%) ou com o apoio de um parceiro de tecnologia (27%). Quase metade (46%) relata dificuldades relacionadas ao custo e acesso à tecnologia.
Inteligência Artificial na prática
Além do aspecto financeiro, outros desafios mencionados pelos líderes têm relação com a contratação de talentos com habilidades em IA (36%), capacitação de talentos atuais (36%), privacidade de dados (34%) e segurança cibernética (23%).
Oito em cada dez (84%) dizem estimular os funcionários a utilizar inteligência artificial. Questionadas sobre a presença de diretrizes de uso, a maioria (45%) diz confiar nos critérios das equipes. Outras 40% dizem ter alguma política, enquanto 10% não têm nenhum tipo de orientação e 5% proíbem o uso.
Na avaliação de Andrea Cerqueira, um fator que tende a favorecer a adoção de IA em empresas maiores é a disponibilidade e frequência de treinamentos. “A grande diferença que eu vejo em grandes empresas é a intencionalidade, o treinamento frequente. Na pequena empresa ele é mais pontual”, diz. Concentrar esforços nesse tipo de iniciativa é a principal recomendação que ela dá aos empreendedores interessados na área – além de, claro, buscar entender as suas possíveis aplicações no negócio. “É uma estratégia que precisa ser parte do DNA da empresa.”
Conta pra gente aqui nos comentários se você já utiliza a Inteligência Artificial?
Fonte: PEGN
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