Publicidade não é só propaganda
Em algumas situações, publicidade e propaganda podem ser tidas como sinônimos. Mas é sempre bom entender o verdadeiro significado de cada termo. Em meio a muitas conversas, é comum confundir publicidade e propaganda, mas entender a diferença é essencial!
Publicidade refere-se à comunicação paga, como anúncios em mídias pagas para promover produtos ou serviços. Por outro lado, propaganda é mais ampla, englobando ações de comunicação para construir uma imagem e influenciar atitudes. Ambos são cruciais, mas a propaganda busca criar uma conexão mais profunda com o público-alvo.
Ao explorar esses conceitos, ganhamos uma compreensão mais rica das estratégias de comunicação que impulsionam marcas e negócios. Vamos além dos termos, desvendando o poder por trás das palavras!
De acordo com o Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa, o verbete Propaganda é definido como: do latim, Propaganda, do gerúndio de propagare, coisas que devem ser propagadas.
1. Propagação de princípios, ideias, conhecimentos ou teorias.
2. Sociedade vulgarizadora de certas doutrinas.
3. Publicidade.
Já o verbete Publicidade: Calcado no fr. Publicité.
1. Qualidade do que é público; “a publicidade dum escândalo”.
2. Caráter do que é feito em público; a publicidade dos debates judiciais.
3. A arte de exercer uma ação psicológica sobre o político com fins comerciais ou políticos; propaganda”.
De acordo com esses significados podemos entender que a propaganda é a ação de propagar, divulgar, já a publicidade está relacionada às estratégias de comunicação, nem sempre com intuito de vender, direcionadas à percepção do público referente à mensagem, marca ou produto.
Conta pra gente aqui nos comentários se você já sabia?
Fonte: Mayra Finamore (Graduanda em Publicidade)
Deixe um comentário