As melhores datas para vender em 2024
As datas comemorativas que acontecem ao longo do ano são uma excelente oportunidade para alavancar suas vendas. Afinal, o que leva os consumidores à decisão final de compra é, na maioria das vezes, um propósito especial. Nosso objetivo é ajudar você a realizar ações mais assertivas e se destacar diante da sua concorrência.
Para garantir o sucesso da sua loja virtual em cada ocasião é preciso planejar com antecedência todas as etapas das promoções. Você deve focar sua atenção nesses pontos: seleção de produtos, condições comerciais da oferta, volume do estoque, eficiência na logística e divulgação da promoções. Você precisa conhecer e se preparar para essas ocasiões. A Black Friday, por exemplo, é uma das datas mais relevantes para o comércio ao longo do ano. Segundo levantamento da Neotrust/Compre&Confie, o varejo online movimentou R$5,4 bilhões de reais na Black Friday de 2021, um aumento de 5,8% em relação ao ano anterior.
As melhores datas comerciais
- 07 de janeiro: Dia do leitor
- 30 de janeiro: Dia da saudade
- 13 de fevereiro: Carnaval
- 14 de fevereiro: Valentine’s day
- 8 de março: Dia Internacional da Mulher
- 15 de março: Dia do consumidor
- 31 de março: Páscoa
- 1º de maio: Dia do trabalho
- 12 de maio: Dia das mães
- 12 de junho: Dia dos namorados
- 13 de julho: Dia mundial do rock
- 26 de julho: Dia dos Avós
- 11 de agosto: Dia dos pais
- 7 de setembro: Semana do Brasil
- 15 de setembro: Dia do cliente
- 12 de outubro: Dia das crianças
- 31 de outubro: Halloween
- 29 de novembro: Black friday
- 02 de dezembro: Cyber monday
- 25 de dezembro: Natal
Aniversário das capitais brasileiras
Além de aproveitar as datas acima, você também pode criar promoções regionais com foco nas datas de aniversário das capitais brasileiras. Confira as datas:
- 12/01 – Belém – capital do Pará
- 25/01 – São Paulo – capital de São Paulo
- 04/02 – Macapá – capital do Amapá
- 01/03 – Rio de Janeiro – capital do Rio de Janeiro
- 12/03 – Recife – capital de Pernambuco
- 17/03 – Aracaju – capital de Sergipe
- 23/03 – Florianópolis – capital de Santa Catarina
- 26/03 – Porto Alegre – capital do Rio Grande do Sul
- 29/03 – Curitiba – capital do Paraná
- 29/03 – Salvador – capital da Bahia
- 08/04 – Cuiabá – capital do Mato Grosso
- 13/04 – Fortaleza – capital do Ceará
- 21/04 – Brasília – capital do Distrito Federal
- 20/05 – Palmas – capital do Tocantins
- 09/07 – Boa Vista – capital de Roraima
- 05/08 – João Pessoa – capital da Paraíba
- 16/08 – Teresina – capital do Piauí
- 26/08 – Campo Grande – capital do Mato Grosso do Sul
- 08 /09 – São Luís – capital do Maranhão
- 08/09 – Vitória – capital do Espírito Santo
- 21/09 – Porto Velho – capital de Rondônia
- 24/10 – Manaus – capital do Amazonas
- 24/10 – Goiânia – capital de Goiás
- 05/12 – Maceió – capital de Alagoas
- 12/12 – Belo Horizonte – capital de Minas Gerais
- 25/12 – Natal – capital do Rio Grande do Norte
- 28/12 – Rio Branco – capital do Acre
Qual a data comemorativa que mais vende?
Para o comércio varejista em geral, o período do Natal é o que mais vende em todo o ano. Afinal, no Natal, todos ganham presentes; homem, mulher, criança, filho, pais ou avós. Durante muito tempo, o Natal foi isoladamente a melhor data comemorativa para as vendas. Devido ao intenso movimento no comércio, as lojas se preparam com antecedência, caprichando em vitrines, decoração, promoções e até mesmo reforçando a equipe. Porém, a Black Friday vem crescendo. Alguns avaliam que essa data “rouba” vendas do Natal. Visto que muitas pessoas aproveitam as promoções no final de novembro para antecipar suas compras. No e-commerce, a Black Friday já é considerada a data comemorativa que mais vende. Podemos afirmar, sem nenhuma dúvida, que o período que mais vende está entre a última semana de novembro e o dia 25 de dezembro (Natal).
Datas sazonais: a importância das comemorações para o comércio
As datas sazonais são aquelas que acontecem em períodos típicos, têm curta duração e marcam uma festividade específica. Ou seja, são as datas que pontuamos nesse post: Dia das Mães, Dia das Crianças, Black Friday, Natal e outras. Para o comércio em geral, estas datas funcionam como gatilhos de vendas, sendo esperadas por todos os lojistas. E com a facilidade de comprar pela internet, pequenas datas, como o Dia da Gratidão, têm feito sucesso nos últimos anos.
Dicas de planejamento
Agora que você já conhece algumas das principais datas, que tal saber dicas para se planejar? Afinal, planejamento é a base de toda ação de sucesso!
Estude e compreenda o perfil dos seus clientes
Para que o seu calendário seja bem definido, de acordo com a sua persona, é primordial que você e seu time compreendam se determinadas datas são boas para o negócio. Por exemplo: o Dia das Crianças pode não se encaixar nas suas estratégias, mas o Dia Mundial do Livro, sim! Então, pense fora da caixa e faça o seu planejamento com foco em quem importa: o seu cliente.
Defina a precificação com antecedência
Para que sua campanha tenha sucesso, ela precisa oferecer alguma vantagem, não é mesmo? O consumidor adora, e já espera, uma oferta em datas especiais. A dica é estudar os preços praticados, em anos anteriores, pelos seus principais concorrentes e analisar se negócio possui margem para competir com os mesmos. Se isso não for possível, que tal disponibilizar algum outro desconto na entrega por exemplo? Você também pode montar alguma estratégia de bônus, onde o consumidor ganhe algum produto a partir de um valor de compra.
Negocie com fornecedores
Negociar com fornecedores, de maneira antecipada, é uma das melhores formas de conseguir ótimos preços sem que isso comprometa o seu lucro. Então, já no final de cada ano, liste as datas que você irá trabalhar no seu calendário de 2024, faça o acompanhamento das mesmas, de maneira com que a negociação com os fornecedores não fique para em cima da hora, e defina as propostas que serão apresentadas para seus parceiros. Lembre-se de desenvolver sugestões que sejam atrativas para ambas as partes. Apresente dados e faça uma projeção de resultados. Ao final, entregue um relatório com o balanço final da ação.
Quem não é visto, não é lembrado!
Definiu o tipo de ação e como ela irá acontecer? Agora, chegou o momento de planejar a sua comunicação. Defina quais canais serão utilizados: redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp, SMS... Após, estruture o período em que essas comunicações serão compartilhadas e inicie a parte criativa, que é escrever os textos e criar as artes. Ah, e não se esqueça de acompanhar o resultado como a taxa de abertura dos e-mails e engajamento nas redes sociais.
Vende por e-commerce? Conte com uma plataforma que não te deixará na mão
As datas comemorativas acabam sobrecarregando os sites, já que são muitas pessoas acessando a página em um mesmo momento. Apesar de ser um “ótimo” problema, ele pode atrapalhar, e muito, as suas vendas. Imagine o seu e-commerce sair do ar em plena Black Friday? Para se resguardar, avalie se a sua plataforma de e-commerce é bem recomendada. Pesquisa, converse com profissionais da área e busque uma empresa especializada para te auxiliar.
Fonte: Lorena M
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