Golpes no registro de marcas: Saiba como evitar
Nos dias atuais atual, com a expansão da internet, temos acompanhado e sido vítimas de diversos golpes e fraudes. Infelizmente, essa prática ocorre também no registro de marcas e tem causado ameaças e constrangimentos para vários empreendedores. Esses golpes acontecem, pois pessoas de má índole não medem esforços para extorquir dinheiro, usando da inocência de pessoas ou falta de conhecimento sobre o processo de registro de marcas. Existem diversos tipos de golpes relacionados ao registro de marcas, e é importante estar ciente deles para proteger seus direitos. Vamos apresentar maneiras de evitar cair nestes golpes.
Solicitações de pagamento antecipado
Os golpistas podem entrar em contato fingindo serem agências especializadas ou escritórios governamentais, e pedirem que seja pago uma taxa antecipada para iniciar o processo de registro de marca. Eles podem usar táticas de pressão para fazer o usuário pagar rapidamente, mesmo que não sejam legítimos.
Serviços de registro não autorizados
Algumas empresas não autorizadas oferecem serviços de registro de marcas a preços muito baixos. Eles podem cobrar taxas excessivas sem fornecer os serviços prometidos ou podem fazê-los de forma inadequada ou incorreta.
Ofertas falsas de renovação
Você pode receber comunicações falsas por e-mail ou correio que parecem ser renovações legítimas de registro de marcas. Os golpistas esperam que você pague taxas falsas para a renovação, quando na realidade ela não está em risco de expiração.
Registros de marca em jurisdições irrelevantes
Alguns golpistas podem oferecer para registrar sua marca em jurisdições estrangeiras ou em países onde você não faz negócios, na esperança de cobrar taxas adicionais e convencê-lo de que isso é necessário.
Utilização de informações falsas ou enganosas
Os golpistas podem usar informações falsas ou enganosas em documentos de registro de marcas, a fim de apropriar-se indevidamente de seus direitos de propriedade intelectual.
Falsas notificações de infração
Você pode receber notificações falsas de que alguém está usando sua marca sem autorização, exigindo pagamento para resolver a suposta violação. Essas notificações podem ser falsas e destinadas a enganá-lo.
Fique atento
Caso prefira seguir com o processo de registro de marcas sem a ajuda de uma agência especializada, alguns procedimentos são fundamentais para evitar esses tipos de golpes:
1. Contrate um advogado especializado em propriedade intelectual, ele pode orientá-lo durante todo o processo de registro de marca, garantindo que você esteja seguindo os procedimentos corretos e tomando as medidas adequadas para proteger seus direitos;
2. Mantenha cópias de todos os documentos relacionados ao seu registro de marca, incluindo formulários preenchidos, correspondência com as autoridades de marcas e quaisquer comunicações com terceiros envolvidos no processo;
3. Esteja atento a comunicações oficiais, pois as agências governamentais ou escritórios de patentes e marcas oficiais geralmente enviarão comunicações por escrito. Esteja ciente das comunicações oficiais e responda a elas prontamente. Golpistas podem tentar se passar por agências governamentais para enganá-lo.
4. Familiarize-se com os prazos e taxas associados ao registro de marca em seu país. Isso ajudará a evitar que você seja surpreendido por custos inesperados.
Evite problemas, registre a sua marca com a Per4mance
Evite dores de cabeça. Contrate uma agência especializada para cuidar da sua propriedade intelectual. Aqui na Per4mance sua marca terá o tratamento merecido e estará livre dos golpistas. Não perca tempo! Entre em contato agora mesmo, tire as suas dúvidas com os melhores profissionais do mercado e registre a sua marca.
Fonte: Exame
Deixe um comentário