5 PONTOS CRUCIAIS PARA CRIAR SUA ESTRATÉGIA E LANÇAR UM PRODUTO OU SERVIÇO EM 2023
INVESTIR EM UM NOVO PROJETO NÃO É UMA TAREFA FÁCIL. DEPOIS DO ESFORÇO DA CRIAÇÃO E EXECUÇÃO, O LANÇAMENTO CERTAMENTE É O QUE VAI GARANTIR O SUCESSO DA EMPREITADA. PARECE ÓBVIO? MAS NÃO É!
O foco de quem quer lançar um produto ou serviço, na maioria das vezes, fica na realização do projeto. A estratégia de marketing fica em segundo plano e ela deve fazer parte de todo o processo. Ao pensar em empreender, não dá para deixar de lado, ou para depois, um projeto estratégico de marketing. Existem inúmeras ferramentas que ajudam nessa missão, e não se trata de orçamento alto ou não, mas de um planejamento que contemple os 5 pontos cruciais abaixo.
1. PESQUISA DE MERCADO
Para ser bem-sucedido em uma campanha de lançamento, o primeiro passo é definir o público, pesquisar o mercado e criar uma proposta de valor. A pesquisa deve contemplar: - O comportamento do consumidor; - Concorrência; - Abordagem de marketing usada pelos concorrentes; - Tamanho; - Tendências; - Condições do mercado; - Entender hábitos; - Entender interesses; - Conhecer dados demográficos; - Perfis; - Possíveis problemas; - Melhor forma de conexão. Isso consome tempo e dinheiro para atrair clientes fieis, mas sem uma boa definição do plano, é fácil desperdiçar orçamento e não obter resultados.
2. ORÇAMENTO
Alocar recursos de maneira eficaz exige especificar o orçamento de acordo com um plano muito bem executado que deve, inclusive, calcular a entrega para atender à demanda. Todos os objetivos necessitam ser mensurados para que seja possível acompanhar o progresso das ações e, se for necessário, mudar um pouco a rota. Adaptar estratégias é premissa obrigatória nesse mundo contemporâneo. Existem variáveis que exigem atenção constante, como, estimar gastos com precisão, assim como realocá-los e planos de marketing, que devem ser transformados em números justamente para que possam ser medidos. Desempenho e eficácia podem sempre ser monitorados. Ajustes uma vez ou outra serão necessários, ainda mais quando falamos em entender quais canais têm mais engajamento.
3. MONITORAMENTO DE DADOS
Há alguns anos, a eficácia de um lançamento de campanha não contava com métricas online. Nos dias atuais, com as tantas ferramentas disponíveis, é imprescindível usá-las porque são elas que redefinem qualquer trajetória mal traçada. É claro que dados qualitativos, como respostas emocionais, não vêem com algoritmos e eles são muito importantes, mas os dados gerados a partir de números como resultados de pesquisas, números de seguidores, assinaturas, cadastros, formulários de contato, Analytics, automação, integração, CRM, gerenciamento de mídias sociais e de conteúdo, são indispensáveis para qualquer mapeamento de trajetória e observação de resultados. Essa análise baseada em dados traz informações valiosas para as marcas e deve ser utilizada para a tomada de decisões até sobre o desenvolvimento do produto ou serviço.
4. FOCO NO CLIENTE
Depois de entender quem é seu público, aquela antiga abordagem dos ‘Quatro P’s’ pode ser descartada. Se antes o preço, produto, praça e promoção eram as chaves para atingir os objetivos de um lançamento, já sabemos que, na realidade, a experiência do cliente é o que conta mais. É fundamental desenvolver uma rede de suporte orgânico que aproveite os relacionamentos autênticos. O convite ao envolvimento do cliente com a marca é um desafio e tanto e tem consequências diretas no sucesso de qualquer empreendimento. Quando se entende um problema, é possível criar uma solução. Você só entenderá necessidades e problemas se desenvolver um relacionamento íntimo com seus clientes. Um exemplo atual disso é a ação do Tinder no Carnaval. A plataforma lançou a campanha ‘Nenhum Match Perdido’ que tem como ponto de partida ajudar as pessoas a se conectarem no evento. Podemos tirar algumas lições disso. A marca entendeu que esse é o primeiro Carnaval pós pandemia. As pessoas estarão nas ruas, nos blocos, na avenida, nas festas, conectadas de maneira presencial. Tinder é um aplicativo de namoro que conecta as pessoas inicialmente de modo online. Simplificando, seria óbvio que as pessoas o descartassem nessa época de encontros reais, mas ao invés dele se eximir, lançou mão da ferramenta incitando a usá-la para ajudar as pessoas a se conectarem ainda mais. É um caso típico de entender o cliente, se aliar e oferecer soluções para ele se engajar ainda mais com a rede social. Se a ação será positiva, ainda não sabemos, mas promove novidades.
5. ATENÇÃO ÀS MUDANÇAS E TENDÊNCIAS
Por fim, é preciso estar atento e forte! Tudo muda muito rápido. As transformações tecnológicas ocorrem de forma tão veloz, que são difíceis de acompanhá-las. Mas é primordial acompanhar as tendências e adaptar estratégias. Observação e atenção nunca é demais para se manter nesse universo de lançamentos onde o ritmo é alucinante.
Fonte: Arquivo
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